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O líder do século 21

Entender sobre o comportamento das pessoas e criar um bom ambiente de trabalho já faz parte da chefia geração 2011

Fonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Duas preocupações fundamentais devem fazer parte da rotina dos atuais líderes das empresas. Uma delas é assegurar a geração de resultados de acordo com os objetivos propostos pela organização, seja o lucro financeiro ou outros objetivos para o caso de organizações sem fins lucrativos. O outro lado é cuidar do binômio pessoas/processos. Esta concepção é do sócio-diretor da Relatom – Inteligência em Gestão, Marcelo Maulepes, que possui mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial.

Para ele, o líder do século 21 é aquele que entende de estratégia e de pessoas. “A responsabilidade do profissional de liderança é entender de estratégia e de gente. Para entender de estratégia precisa conhecer muito do negócio. Entender de pessoas passa por conhecer o que motiva os liderados e tentar alinhar as expectativas deles com os objetivos estratégicos da organização, gerando assim um ambiente motivador produtivo”, afirma Maulepes. É papel do líder estar atento ao desenvolvimento dos colaboradores, ajudando-os a progredirem e proporcionando acesso ao conhecimento e a informação. “Os líderes de fato conhecem e cuidam destes fatores, mas nem todos estão preparados para a função”, alerta.

Liderança com eficiência

Capacidade de liderança é uma fator inato em qualquer ser humano. Todos já nascem com esta habilidade em potencial. “Todos temos a característica liderança impregnada em nosso ser, alguns a apresentam com mais naturalidade e outros precisarão desenvolve-la. Assim, liderar é algo que pode ser aprendido e ensinado”, explica Maulepes.

Para quem deseja desempenhar um bom papel de líder nas organizações, o conselho do consultor é procurar desenvolvimento constante e entender o que é esperado de sua função. Além disso, precisa ser uma pessoa moldável, que goste de aprender e não se prenda a ideias fixas. “O ambiente de trabalho é profundamente impactado pelo humor e pelo estilo de atuação do líder, entenda ele ou não este fenômeno. Estar preparado para assumir o desafio de ser líder é também promover o bem-estar dos liderados para gerar melhores resultados”, conclui Maulepes.